sábado, 8 de agosto de 2009

A parte do todo por toda parte

Reclamar contra a opressão ou o que chamam de floxo da vida, me causa sim, um refluxo gástrico, com aquele gosto amargo de omissão tomando conta de meu paladar e de minhas narinas. Muitos batem no peito com aquele orgulho vil e ignorânte dizendo que o brasileiro é um povo pacifico. Mas permitam-me corrigir, pacifico não, passivo.
A maior epidemia deste pais é a do parasita "deixa pra lá" que ataca com imensa voracidade. Por exemplo, um governante compra uma pomposa mansão com dinheiro ilicito de sua campanha financiada por orgãos públicos e dizemos: - deixa pra lá, politico é assim mesmo. Ou então somos mal atendidos nas empresas privadas e ultrajados com o mal serviço público e dizemos: - deixa pra lá, não vou perder meu tempo com isso. Ou pior: - deixa pra lá, vou anular meu voto pra não pôr politico corrupto no poder. E assim se faz o admiravel gado novo.
Muitas vezes brtadamos contra as autoridades que dfescumprem a lei, mas somos os primeiros a faze-lo, a querer dar o "jeitinho brasileiro", a passar no sinal vermelho, a tomar "só uma dose" e dirigir,a furar filas, sonegar impostos e tantos outros artificios. Mas a revolução começa dentro de nós mesmos, se quero mudar o mundo, primeiro devo mudar a mim mesmo.
Se eu pareço lhes incomodar, é porque colocar o dedo na ferida causa vertigem. Mas não se enganem, mesmo que ninguém me ouça continuarei falando até que me calem. Seguirei o que falo mesmo que eu fique sozinho na estrada escura e fria. Sê mais sonho e menos R$eal; mais Che e menos Mcdonalds; menos prosa e mais poesia.
Queremos tanto salvar o planeta que plantamos eucaliptos ao invez de feijão. Rechaçamos o individualismo apenas quando este afeta nossos interesses pessoais.
Uma familia é atingida covardemente por policiais que executam ridiculamente uma criança e devastam a vida de uma familia, e estes seres inominaveis dizem que foi erro d opreação, são mais bandidos que os bandidos... E nós o que famzemos? Reclamamos entristecemos, mas um minuto depois passamos a falar da novela das 20hs, onde está nossa reação, será que o Iraque não é aqui? até quando seremos solidarios e passivos, até quando teremos compaixão e não acão? Até quando uma adolescente marginal tenta matar uma colega de escola e os demais colegas ficam assistindo como se fosse um desenho animado, dando risadas e filmando para por no youtube? senhores, estamos falando de seres humanos, e se hoje foi com ele e você não fez nada, amanhã será contigo, ou achas que nunca lhe acontecerá nada? pois isto é um tsunami do qual não estamos livres...
Pois como ensinou minha querida professora Cida Bergamaschi, é pelas atitudes que educamos, não apenas com palavras. Portanto, seja afavel mesmo com quem não o mereça. Pois como parte do todo podemos agir por toda parte.
Se estas palavras lhe incomodarem, estarei satisfeito. indigna-te, ou te tiraram até a dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário