sábado, 8 de agosto de 2009

Esporte brasileiro d+eficiente

Hoje é um dia em que me ponho com a alma lavada e o coração cintilando de alegria. Digo isto porque mais do que normalmente já sinto, estou orgulhoso de ser deficiente, porque de certa forma façõ parte de um Brasil que dá certo. Me refiro aqui a participação honrosa e vencedora dos nossos atletas paraolimpicos em pequim, que conquistaram a nona colocação no quadro de medalhas, deixando a pergunta: Porque os "normais" não conseguem tal exito?
Nenhum de nossos atletas paraolimpicos reclamou de muita pressão, de excesso de treinamento, de poluição ou falta de incentivo governamental. sabemos que eles são tão ou mais prejudicados pela falta de investimento. Mas oras, nenhum caiu no ultimo salto, errou um gol feito, perdeu por concentração ou achou q o 10º lugar entre 10 concorrentes era ótimo.
Tanto se estigmatiza, tratando-nos como herói ou como coitados, porém quem teve os melhores resultados? se pensarmos assim, no espeorte brasileiro os "anormais" os "defeituosos" os "pouco úteis" são justamente os ditos normais. enquanto que os atletas de excelência são os que tem algum "erro" a ser corrigido.
Trago isso para o mercado de trabalho para a educação e para a cultura, e digo que é tudo uma questão de oportunidades. As pessoas com deficiência não são individuos imperfeitos ou incapazes de obter sucesso, mas tudo é uma questão de oportunidade. Basta dar educação e cultura adequada, oportunidades suficientes e mostraremos o quão valorosos somos, fora do heroismo e do coitadismo. Não buscamos a igualdade com ninguém, mas o direito a ser diferente e produzir dentro dessa diferença.
Os resultados da Paraolimpiada provam que não precisamos mais do que uma oportunidade para demonstrar o valor e a qualidade de cada um de nós. Queiram ou não os resultados mostram que o esporte brasileiro de qualidade excelente é o esporte dos sujeitos d+eficientes.
Por isso , quem se sujeita a seus limites, será sempre um sujeito limitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário