sábado, 8 de agosto de 2009

Apresentação


olá.
É um grande prazer poder iniciar esta jornada, pois escrever é além de uma paixão, uma terapia constante. Começarei contando minha história;
Desde meu nascimento tenho uma sindrome da qual confesso a mais profunda ignorância de não saber o nome desta, mas sua caracteristica principal é a ausêrncia da iris dos olhos, que controla a entrada de luminosidade no globo ocular, acarretando perda na acuidade visual. Comumente é associada a disfunções renais, o que em mim, não se manifestou.
Já na idade escolar começou a se manifestar uma das consequencias da aniridia, uma catarata congenita, que aos poucos ia progredindo. Até que aos 14 anos tive que fazer cirurgia para resolver o problema da catarata no olho esquerdo que ja estava avançada e, em consequencia de maus procedimentos e de uma reação organica, tive glaucoma. nova cirurgia, e desta vez, não houve como salvar minha visão deste olho.
Fiquei a enxergar apenas com o olho direito, que por sua vez, tem ainda catarata, quase 12 anos depois.
O rpoblema maior ffoi que eu estava no auge da puberdade, os hormonios e as reações normais de um adolescente potencializaram as coisas. Realmente pensei em mandar tudo se f... mas ao ver meus pais e familiares compadecidos, decidi adotrar o caminho mais dificil, mas talvez o correto, transformar toda aquela energia revoltada em um potencial atomico de motivação. Detesto ser o coitado da história, não penso que n~çao enxergo do esquerdo, mas sim, que vejo com o direito, não penso que sou exemplo, mas sim, lutador como a maioria dos brasileiros que vive com salário minimo.
Talvez eu até agradeça minha condição pois eu não seria a pessoa centrada e cheia de vida que sou se não fossem esses acontecimentos. não sou acomodado ou resoluto, sou sim um soldado um titã por natureza.
minha luta é senão para mostrar o quão eficientes podem ser os deficientes, matar os estigmas, seja dos proprios deficientes sobre si, ou dos que os estigmatizam. quero com isso calar os esteriotipos de heroi ou de doente, somos gente, com suas falahas e virtudes.
Viva a diferença qualquer que seja ela, ame a diversidade.
mais adiante falarei mais, de mais coisas não só levantar a bandeira da diversidade, mas mostrar as idéias e pensamentos de um deficiente que não é só deficiente, é cidadão, é marido, esrudante, trabalhador, leitor, eleitor, baixinho, doidinho, ansioso, generoso, rmfim, um ser vivente, um ser do mundo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário