quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Admiravel mundo Virtual: viva a diferença!

Desde sempre fui considerado, retrogrado, atrasado, militante resistente a dominação tecnologica. Rendo-me ainda que não por completo. A algum tempo Venho tomando uma nova ideia sobre o assunto, não falarei aqui das minhas objeções as novas tecnologias, elas realmente existem.
Mas realizando minhas pesquisas no orkut sobre as pessoas com deficiência visual, dentre tantas e tantas coisas que aos poucos vou dividindo aqui, agora nesse momento senti muita vontade de falar sobre uma delas...
Se lhe perguntassem a algum tempo como seria possivel um surdo e um cego conversarem sem que alguem intermediasse a conversa? talvez não se tivesse uma resposta clara e q tivesse concretude. A partir dfo desenvolvimento dos blogs, sites de relacionamentos isso tornou-se mais que possivel, se tornou um fato real e concreto,
Em uma das comunidades que analisei pude verificar estes dialogos, ainda incipientes e muito curtos, mas o que me tocou de verdade foi a alegria em ambos de conseguirem se comunicar, de trocarem experiencias. Existem mais semelhanças entre os surdos e os cegos do que se pode imaginar e isso ficava claro nos dialogos- bem como em meus estudos - e o que se pode perceber é o quão salutar e empolgante é a diversidade possivel no mundo virtual, as portas comunicacionais que se abrem, trocas de ideias e de sentimentos. Confesso ter ficado emocionado de fato ao ler aquelas pessoas conversando, pois é tras disso que corro é isso que busco, interação, amizade, diversidade ressaltar a diferença e fazer-se notar a maravilha que isso representa.
A normalidade pode estranhar tal relação surdos-cegos (baixa visão) mas para quem ainda duvida da diversidade ai está. Não como utopico, não como perfeição, mas como realidade.
e eu que cada vez mais adentro este terreno quanto mais diluo fronteiras e e amplio as intersecções da deficiencia visual com a"cultura surda" (o entre aspas aqui é por uma questão não de ironia, mas de alguma divergencia teorica do termo), mais percebo as relações possiveis e estes dialogos encontrados no orkut me fazem notar que este mais que um caminho possivel é um caminho concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário