sábado, 8 de agosto de 2009

Filmes quase pela metade....

Ontem estive no cinema assistindo ao filme: Che - el argentino.
Mas minha satisfação maior não foi com a pelicula, mas sim por ter de farto curtido a história sem preocupações maiores.
O filme é excelente, um primor com rigor histórico, ainda que dizer que retrata a verdade é forte, dado que é uma adaptação do diário de ernesto, portanto, é a verdade dele.
Mas o que me deixou feliz mesmo, foi pelo fato de o filme ser em lingua espanhola. .
Isso porque pude ASSSISTIR e não ler as legendas apenas, algo que é raro em produções estrangeiras.
Digo isso porque uma parcela consideravel da população já tem problemas em coordenar-se ao ler as legendas e assistir o filme ao mesmo tempo. Agora imagine a situação de um deficiente visual? Um cego, obviamente não teria problemas, pois normalmente - até onde eu sei - estes sempre vão acompanhado de alguém que lhes descreva o que acontece bem como traduzir os diálogos.
Digo isso sobre aqueles que tem baixa visão, e que ao assistirem um filme tem uma IMENSA dificuldade para enxergar as legendas. Antigamente - no tempo em que eu ainda entrava na adolescencia- logo que me encantei pela sétima arte as legendas eram de certo modo grandes, em amarelo forte que permitia a leitura facilmente e sem inconvenientes.
Porém, a reclamação sobre as legendas atrapalharem as imagens foram tantas que logo teve alguém com uma ideia brilhante: mudar a cor da legenda e diminuir a letra;
Ir ao cinema tornou-se um martirio, um sacrificio, quase um exercicio de mágica, afinal, era preciso ao mesmo tempo, acompanhar as cenas, ler a legenda, tentar enxergar a legenda, tentar denovo... tudo isso em pouquissimos segundos. Resultado só assisto a filmes de modo confortavel e sem perder um pouyco da paciência, quando são em espanhol ou em português. Essas legendas brancas não permitem uma leitura adequada quando há fundos muito claros ou brancos, e a letra é tão pequena que nem o tamanho compensa, ou melhor, piora ainda mais.
O pior é que 99,9999% dos filmes legendados estão assim, então eu que adoro cinema, sinto-me segregado, desrespeitado até, pois paguem tanto quanto qualquer um, e não consigo assistir ao filme em sua integra. Oras, numa época em que tanto se fala na diversidade, mas nesse caso estamos no caminho inverso. Sem falar em outras questões de acessibilidade dos cinemas de porto Alegre, que deixo para cenas da próxima sessão. Esperando que este filme tenha um final feliz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário